terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Concurso Nacional de Leitura

Final distrital em Seia a 9 de maio


Será na Casa Municipal da Cultura de Seia que se realizará a final distrital do 8º Concurso Nacional de Leitura a 9 de maio. O Concurso, cuja fase de escola decorreu no passado mês de janeiro, vai envolver agora as escolas do distrito da Guarda. Serão 58 concorrentes no total, provenientes de 15 escolas. No 3º Ciclo do Ensino Básico, concorrem 36 jovens (27 raparigas e 9 rapazes) e no Ensino Secundário são 22 os concorrentes (20 raparigas e 2 rapazes). Os concorrentes da ESAAG serão no 3º Ciclo António Fonseca Pereira (7º ano), Mariana Reis (8º ano) e Inês Correia (9º ano), não havendo concorrentes da ESAAG no Ensino Secundário.
A receção aos participantes será às 13 horas, sendo a prova escrita às 13h30. Às 15h15 serão divulgados os resultados da prova escrita (sendo apurados os cinco primeiros para a prova oral) e será feito o sorteio dos excertos para leitura e argumentação para a prova oral, que decorrerá às 15h30. Às 17 horas serão divulgados os vencedores, sendo estes a soma dos resultados da prova escrita e da prova oral. São apurados os 3 melhores, sendo o primeiro vencedor e os outros dois suplentes. A despedida será com um lanche-convívio e a animação nos intervalos estará a cargo do artista Jorge Serafim.
A prova escrita será composta por um conjunto de perguntas de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento com a duração máxima de 45 minutos. Na prova oral os 5 apurados da prova escrita farão uma leitura em voz alta com um máximo de 2 minutos e um exercício de argumentação com o mesmo tempo como máximo. As provas têm como base no 3º Ciclo as obras “Meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos e “A Pérola” de John Steinbeck; no Ensino Secundário serão as obras “Quando Lisboa tremeu” de Domingos Amaral e “Índice Médio de Felicidade” de David Machado.

O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da qual a BE da ESAAG faz parte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário