quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

LER OS MEDIA 2

Sabem o que é a censura?

     O EXPRESSO fez 40 anos e reeditou uma obra com os ecos da censura entre janeiro de 1973, data da sua criação, e abril de 1974, com a Revolução dos Cravos. Quem imagina o que é a censura num tempo em que os jornais, a rádio e a TV podem escrever ou dizer tudo o que querem?
     Num jornal cujo objetivo era informar de maneira transparente, mesmo que contra o regime, foi um quebra-cabeças lidar durante 65 semanas com uma estrutura (Exame Prévio) pronta a apagar parágrafos ou textos inteiros que não agradassem ao poder instituído. Aliás, diz Pinto Balsemão, à época diretor do jornal, foi a Revolução do 25 de abril que salvou o jornal já que era humanamente impossível aguentar mais tempo um controle deste tipo, quase sempre irracional. Os temas mais controlados eram a guerra colonial, a falta de democracia e as vozes dissidentes, tudo o que fosse movimentos de esquerda no estrangeiro.
     Mas até mesmo os passatempos eram controlados. No material que ia para a Censura as palavras cruzadas (da responsabilidade de Marcos Cruz, pseudónimo de Mercedes Pinto Balsemão, mulher do diretor), a partir de certo momento, passaram a ter de incluir as soluções já que muitas vezes as mensagens políticas passavam também nestes passatempos e o regime não deixava. Por exemplo: "A principal atividade a que se dedica o atual governador civil de Lisboa". A resposta (com 9 letras) era "inaugurar" e foi necessário substituir por imposição do Exame Prévio a indicação inicial por "abrir festivamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário